20.6 C
Ilhabela
22 C
Bertioga
20.3 C
São Sebastião
19.9 C
Caraguatatuba
21.8 C
Ubatuba
21.6 C
Guarujá
21.8 C
Santos
21.8 C
São Vicente
21.8 C
Praia Grande
sexta-feira, junho 24, 2022
homeCidadesFORTALEZA DA BARRA PASSA A CONTAR COM PÍER REVITALIZADO E ENTORNO MAIS...

FORTALEZA DA BARRA PASSA A CONTAR COM PÍER REVITALIZADO E ENTORNO MAIS ACESSÍVEL

Data:

Mais notícias

Prefeitura executa serviços de desassoreamento no Córrego Mãe Isabel na Topolândia

Praças e áreas de lazer foram revitalizadas nos bairros...

Prefeitura realiza ‘Arraiá da Inclusão’ voltado a pessoas com deficiência (PcDs) e idosos

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Pessoa...

Servidores da prefeitura receberão curso de brigada de incêndio 

Treinamento acontece no próximo dia 30, na escola Tancredo...

Praia Grande oferece aulas de dança e esporte

PICs e Cafes da Cidade estão com vagas disponíveis...

Gonzaga completa 133 anos e se mantém como o queridinho dos santistas

Cartão postal e um dos endereços mais concorridos de...
spot_img

O acesso à Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande está de cara nova. É que o principal píer responsável por possibilitar a visitação ao monumento histórico foi totalmente revitalizado, garantindo mais segurança e acessibilidade aos usuários. Para celebrar a conquista, a Prefeitura de Guarujá realizou uma cerimônia simbólica de conclusão das intervenções na última sexta-feira (11). A Ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e o ato contou com representantes do Ministério Público Federal, da Universidade Católica de Santos (UniSantos) e da sociedade civil.

As melhorias promovidas no píer, que incluem reparos estruturais, pintura, sinalização, iluminação, além da implantação de guarda-corpo de ponta a ponta e uma escadaria integram a primeira etapa do Projeto Parque Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, de autoria da UniSantos. Entre as intervenções, o caminho que dá acesso à fortificação recebeu pavimentação e uma rampa de acessibilidade.

O projeto visa à valorização do monumento histórico e a recuperação das imediações da Praia do Góes. Por isso, nesse primeiro momento a região também foi contemplada com serviços de zeladoria e de maquinários, que efetuaram a restauração de parte da murada do Fortim do Góes.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, os feitos simbolizam uma grande conquista para a preservação da história da municipalidade, mas ainda há coisas para fazer. “Durante a vistoria final do Ministério Público Federal sobre as melhorias, aproveitamos para pleitear novos recursos para a execução completa do Projeto Parque Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande. Agora, basta darmos continuidade às tratativas e não apenas aguardar uma devolutiva, mas também seguir atuando junto à população para a preservação desses bens tão preciosos”, destacou o titular da pasta.

Apoio do Ministério Público Federal

O Projeto Parque Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, de autoria da UniSantos, com duas etapas previstas para sua execução completa, só pôde sair do papel a partir dos recursos liberados pelo Ministério Público Federal no ano passado, quando os serviços foram iniciados. As intervenções contaram ainda com o apoio da Secult, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), que administram o equipamento de forma conjunta.

A união de esforços potencializa as chances de a Fortaleza da Barra obter o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), para integrar o Conjunto de Fortificações do Brasil, representando o Estado de São Paulo.

Sentimento de pertencimento avivado

Atualmente, a Prefeitura de Guarujá também desenvolve um projeto de educação patrimonial junto à comunidade de Santa Cruz dos Navegantes. Iniciativa que possibilita não apenas o avivamento do sentimento de pertencimento da municipalidade pelo equipamento histórico, como também um estudo para a criação de uma Unidade de Conservação (UC) no local.

Monumento histórico

Construída no século XVI durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola, a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande surgiu com o intuito de proteger a então Vila de Santos e o Porto de Santos, dos ataques de invasores. Na fortificação hoje funciona um museu, que tem como objetivo resgatar a identidade e a memória da população de Guarujá. Além disso, o monumento foi reconhecido, em 1964, como Patrimônio Histórico Nacional pelo Iphan.

spot_img

Já sabe da nossa newsletter?

-Fique por dentro das nossas notícias

-Não perca nenhum outro podcast

- Alertas sempre de uma notícia nova

Ver mais

spot_img

Deixe uma resposta

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor, entre com o seu nome aqui