20.6 C
Ilhabela
22 C
Bertioga
20.3 C
São Sebastião
19.9 C
Caraguatatuba
21.8 C
Ubatuba
21.6 C
Guarujá
21.8 C
Santos
21.8 C
São Vicente
21.8 C
Praia Grande
sexta-feira, junho 24, 2022
homeCidadesGonzaga completa 133 anos e se mantém como o queridinho dos santistas

Gonzaga completa 133 anos e se mantém como o queridinho dos santistas

Data:

Mais notícias

Prefeitura executa serviços de desassoreamento no Córrego Mãe Isabel na Topolândia

Praças e áreas de lazer foram revitalizadas nos bairros...

Prefeitura realiza ‘Arraiá da Inclusão’ voltado a pessoas com deficiência (PcDs) e idosos

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias da Pessoa...

Servidores da prefeitura receberão curso de brigada de incêndio 

Treinamento acontece no próximo dia 30, na escola Tancredo...

Praia Grande oferece aulas de dança e esporte

PICs e Cafes da Cidade estão com vagas disponíveis...
spot_img
Fonte: Prefeitura de Santos – Fotógrafo: Carlos Nogueira

Cartão postal e um dos endereços mais concorridos de Santos, o Gonzaga comemora 133 anos nesta terça-feira (21) sem perder o charme nem o glamour. Pelo contrário, se mantém como um dos metros quadrados mais valorizados da Cidade.

O bairro se estende ao longo da orla, dos canais 2 (Avenida Bernardino de Campos) e 3 (Avenida Washington Luís), chegando à Avenida Francisco Glicério. É um dos pontos mais agitados e amados da Cidade. No coração do Gonzaga, a Praça da Independência inspira e respira história.

Facilidade e comodidade são duas palavras que combinam bem com o local. Afinal, é ponto de lazer para os munícipes e referência para turistas, com hotéis, cinemas, clubes e uma infinidade de cafeterias, bares e restaurantes. Além de lojas, sim, muitas lojas espalhadas nos três shoppings, galerias e comércio de rua. São mais de 1,6 mil estabelecimentos instalados no bairro.

A Rua Tolentino Filgueiras é outro destaque do bairro. A concentração de 18 estabelecimentos do setor de alimentação nos quase 400 metros entre as avenidas Washington Luís e Ana Costa rendeu ao trecho o status legal de Rua Gastronômica, em 2018.

Depois do título, a via recebeu decoração temática que vai dos postes às faixas de pedestres, reforço na iluminação, bancos pelas calçadas e um ar de centro da gastronomia.

Fundada há 62 anos, a livraria Martins Fontes já passou por outros dois endereços, também no coração do Gonzaga, até se instalar definitivamente na Avenida Ana Costa. “Por aqui já passaram várias gerações. A Martins Fontes nasceu como livraria que vendia material escolar. Era um posto do MEC. Vendia material para escolas públicas e particulares. É uma honra, uma alegria e uma responsabilidade manter essa parte da Cidade sempre pulsante”, afirma a diretora do estabelecimento, Solange Lopes Martins Fontes. 

A formação do bairro é de 1889, mas o 21 de junho ficou definido oficialmente na como data de aniversário apenas em 1967. O dia foi escolhido em alusão ao nascimento de Luís Antônio Gonzaga, dono do Bar do Gonzaga – famoso ponto de referência de circulação dos bondes no passado, próximo ao local no qual funcionava a Caixa Econômica Federal.

A Praça das Bandeiras, o bondinho e a Fonte 9 de julho formam um conjunto histórico e turístico bem em frente à praia. Servem de cenário para fotos, posts nas redes sociais e de muito conhecimento.

Fonte: Prefeitura de Santos

spot_img

Já sabe da nossa newsletter?

-Fique por dentro das nossas notícias

-Não perca nenhum outro podcast

- Alertas sempre de uma notícia nova

Ver mais

spot_img

Deixe uma resposta

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor, entre com o seu nome aqui