20.3 C
Ilhabela
21 C
Bertioga
24.5 C
São Sebastião
20.9 C
Caraguatatuba
20.1 C
Ubatuba
20.9 C
Guarujá
21 C
Santos
21 C
São Vicente
21 C
Praia Grande
sexta-feira, agosto 12, 2022
homeCidadesSão SebastiãoContribuinte pode destinar parte do imposto de renda ao Fundo Municipal do...

Contribuinte pode destinar parte do imposto de renda ao Fundo Municipal do Idoso de São Sebastião

Data:

Mais notícias

2ª Semana de Combate ao Feminicídio: palestra aborda Lei Maria da Penha

A procuradora-geral Dra. Gabriela Barros ministrou a palestra nesta...

Inscrições para cursos profissionais com direito a bolsa-auxílio do Programa Novotec Expresso continuam abertas

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site www.novotec.sp.gov.br até...

Inscrições para Guarda-Vidas Temporário começam hoje

Interessados têm até dia 31 para efetuar cadastro na...

Santos Jazz Festival celebra retorno presencial com 15 mil pessoas

Chegou ao fim neste domingo (31) o 10º Santos...
spot_img

O Conselho Municipal do Idoso (COMISS), Prefeitura de São Sebastião informam que é possível doar parte do imposto devido, ao Fundo Municipal do Idoso, diretamente na Declaração do Imposto de Renda (IR).

A destinação de recursos para o fundo é feita por meio de incentivo fiscal. Os incentivos fiscais relativos aos Direitos do Idoso, previstos no Estatuto do Idoso, Lei Federal nº 10.741/03, e na norma que institui o Fundo Nacional do Idoso, autoriza deduzir do imposto de renda devido pelas pessoas físicas e jurídicas, as doações efetuadas aos fundos municipais, estaduais e nacional do idoso, Lei Federal nº 12.213/2010.

Para fazer a doação, a pessoa jurídica pode destinar até 1% do Imposto de Renda ao Fundo Municipal do Idoso, concorrendo com outras doações incentivadas, e a dedução é limitada a 1% do Imposto de Renda Devido, em cada período de apuração, conforme estabelecido no Decreto nº 794, de 05/04/1993, podendo usufruir desse incentivo fiscal, somente pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real. As deduções relativas às doações feitas aos Fundos dos Direitos do Idoso e as feitas aos Fundos da Criança e do Adolescente estão previstos na Lei Federal nº 12.213, de 20/01/2010.

Já a pessoa física, que tem imposto a pagar, ou direito à restituição, pode deduzir doações ao Fundo até o limite de 6%, desde que utilizem o modelo completo da Declaração de Imposto de Renda, que inclui, também, as demais doações incentivadas que juntas, não deverão exceder o limite (6%), ou seja, a doação realizada até o dia 31 de dezembro de um ano poderá ser deduzida do imposto de renda a ser declarado até o final do mês de abril do ano seguinte.

As doações podem ser feitas por depósito ao Fundo Municipal do Idoso; Banco do Brasil: 001; Agência: 0715-3; Conta Corrente: 46516-X e CNPJ do fundo: 24.433.670/0001-60. Após destinação, é necessário enviar uma cópia do comprovante de depósito com nome, CPF/CNPJ, endereço e telefone ao Conselho Municipal do Idoso, ou WhatsApp (12) 99127-5115 para obter o recibo.

Existe ainda, a opção de doar até 3%, diretamente na Declaração de Imposto de Renda 2022. Para isso, preencha a Declaração de Imposto de Renda Pessoal Física, pela opção das Deduções Legais (modelo completo), ao Fundo Municipal do Idoso de São Sebastião na aba “Doação Diretamente na Declaração”.

Segundo o COMISS, essa é uma oportunidade do contribuinte saber e acompanhar o que é feito, com parte do imposto pago por ele, além de contribuir com ações voltadas aos idosos do município.

Dúvidas e mais informações pelo e-mail: comiss@saosebastiao.sp.gov.br, ou pelos telefones (12) 3892-2669 e 3892-4890 da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI).

O Conselho Municipal do Idoso (COMISS) foi instituído pela Lei Municipal nº 2604/2019 e o Fundo Municipal do Idoso, Lei Municipal nº 2605/2019. O COMISS fica na Casa dos Conselhos, Rua Prefeito Mansueto Pierotti, nº 815, Vila Amélia, Região Central de São Sebastião.

Passo a passo para a doação ao Fundo Municipal do Idoso

1 – Entre no site da Receita Federal: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br e baixe o programa para declaração do imposto de renda;

2 – Faça a declaração no ‘modelo completo’ por deduções legais;

3 – Selecione a opção ‘Doações Diretamente na Declaração’, ECA e para o Fundo da Pessoa Idosa.

Fonte: Prefeitura de São Sebastião

spot_img

Já sabe da nossa newsletter?

-Fique por dentro das nossas notícias

-Não perca nenhum outro podcast

- Alertas sempre de uma notícia nova

Ver mais

spot_img

Deixe uma resposta

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor, entre com o seu nome aqui