Artes marciais como ferramenta de transformação de vidas

O ex-prefeito de Pedro de Toledo, Eleazar Muniz, e o deputado estadual Itamar Borges (MDB) protocolaram um pedido oficial ao governador Tarcísio de Freitas para incluir as artes marciais na rede pública de ensino do estado de São Paulo. Mais do que uma ação pedagógica, o projeto representa também uma grande conquista para mestres e professores de artes marciais, que historicamente atuam como profissionais autônomos, muitas vezes sem estabilidade ou reconhecimento institucional.
O projeto, que já foi aplicado com êxito na cidade de Pedro de Toledo durante a gestão de Eleazar, promoveu não só o desenvolvimento dos alunos, mas também valorizou o papel dos mestres como educadores formais. Ao integrar modalidades de artes marciais ao ambiente escolar, o município não apenas colheu benefícios em disciplina e comportamento, mas criou oportunidades reais de inserção profissional para os instrutores de artes marciais.
“Estamos falando de um novo cenário para esses profissionais: com o projeto, eles poderão atuar dentro das escolas como parte da estrutura oficial da educação, com estabilidade, reconhecimento e remuneração garantida pelos municípios”, destacou Eleazar Muniz.
Segundo educadores da rede, a presença das artes marciais gerou melhorias significativas na concentração, no respeito e no rendimento dos alunos. O contato com os princípios da luta influenciou diretamente a dinâmica em sala de aula, promovendo valores como respeito mútuo, foco e autocontrole.
Agora, com o apoio do deputado Itamar Borges, a proposta avança em nível estadual. Foi feita uma indicação oficial ao Governo do Estado de São Paulo, buscando expandir o programa e institucionalizar a presença dos mestres de artes marciais nas escolas públicas.
“As artes marciais vão além do esporte: são ferramentas de transformação social. E os mestres são peças-chave nesse processo”, reforça Itamar.
Se aprovado, o projeto poderá representar um marco para os professores de artes marciais no Brasil, que passariam a integrar o sistema educacional de maneira efetiva, com possibilidades de contratação pelas prefeituras e secretarias de educação, uma revolução no reconhecimento da profissão.