Guarujá amplia vacinação contra dengue em escolas municipais a partir do dia 19

Campanha levará imunização a todas as unidades com alunos de 10 a 14 anos; mais de mil estudantes devem ser vacinados nas próximas etapas

Prefeitura de Guarujá inicia nova fase da vacinação contra a dengue nas escolas municipais. Ação visa imunizar mais de mil alunos entre 10 e 14 anos. Confira o cronograma.

Secretaria de Saúde busca aumentar a cobertura vacinal e proteger crianças e adolescentes

A Prefeitura de Guarujá inicia na próxima segunda-feira (19) uma nova fase da campanha de vacinação contra a dengue nas escolas da rede municipal de ensino, com foco em estudantes de 10 a 14 anos. A ação será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e contará com profissionais de enfermagem e técnicos aplicando as doses diretamente nas unidades escolares.

Quatro escolas já têm datas confirmadas para a próxima etapa da campanha:

  • 19/08: E.M. Dirce Valério (Jardim Tejereba)
  • 22/08: E.M. 1º de Maio (Vicente de Carvalho)
  • 26/08: E.M. Lucimara de Jesus Vicente (Santa Rosa)
  • 29/08: E.M. Dr. Gladston Jafet

A imunização será realizada nos períodos da manhã e da tarde. Os alunos do 6º ao 9º ano dessas escolas levaram para casa um termo de autorização, que deve ser assinado pelos pais ou responsáveis para que possam receber a dose da vacina.

Mais de mil alunos devem ser imunizados

As quatro unidades totalizam 1.766 estudantes dentro da faixa etária elegível (10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias). Como parte dos alunos já foi vacinada em uma das 21 unidades básicas de saúde da cidade, a expectativa da Prefeitura é atingir cerca de mil estudantes nessa etapa escolar da campanha.

“Com essa estratégia, aumentaremos significativamente a cobertura vacinal, protegendo a vida das nossas crianças e adolescentes”, reforça o secretário municipal de Saúde, Fábio Mesquita.

Escolas municipais e estaduais fazem parte do plano

Até o momento, quatro escolas já participaram da campanha: Maria Aparecida Araújo, Giusfredo Santini, Professora Lúcia Flora e a Estadual Waldemar da Silva Rigotto, onde 346 alunos foram imunizados.

Segundo o secretário, levar a vacinação até os jovens nas escolas é a forma mais eficiente de ampliar a cobertura. “Eles estão em sala de aula. Aplicamos a vacina e eles aguardam cerca de 30 minutos para voltar às atividades, conforme recomenda o Ministério da Saúde”, explicou Mesquita.

Cobertura total nas escolas municipais

Guarujá conta com 20 escolas municipais com alunos da faixa etária prioritária. A meta da Sesau é vacinar em todas as unidades, além de ampliar a campanha para escolas estaduais, garantindo maior proteção coletiva e prevenção de novos casos da doença.


Fonte: Prefeitura de Guarujá / Secretaria Municipal de Saúde
Imagem: Reprodução