‘Happy Centro’: Santos lança projeto para impulsionar cultura e economia no Centro Histórico
Iniciativa permite atividades culturais externas em bares e restaurantes até as 2h da manhã

Com o objetivo de revitalizar o Centro Histórico e promover cultura, turismo e segurança, a Prefeitura de Santos lançou, nesta sexta-feira (16), o projeto ‘Happy Centro’, que regulariza eventos culturais em bares e restaurantes da região central e dos bairros Valongo, Chinês e Vila Nova.
A medida permite que, das 17h às 2h, às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado, e até meia-noite aos domingos, os estabelecimentos possam realizar apresentações musicais, culturais e artísticas em áreas adjacentes, fomentando a ocupação positiva do espaço público.
Fomento à economia e à ocupação do Centro
A assinatura do decreto ocorreu durante a primeira edição do programa ‘Café com Prefeito’, novo canal de diálogo entre a administração municipal e a população. A reunião inaugural foi voltada aos comerciantes do Centro Histórico.
Para o prefeito Rogério Santos, a proposta fortalece o processo de revitalização urbana e econômica da região central:
“Os bares e restaurantes com atividades culturais trazem gente para o Centro. Isso gera movimento, sensação de segurança e reforça nossa intenção de trazer moradia de volta para o Centro Histórico”, afirmou.
Regras para participação
Para aderir ao projeto, o estabelecimento deve protocolar requerimento no Poupatempo com pelo menos 30 dias de antecedência. É necessário apresentar alvará de funcionamento, documentos do responsável legal e um plano de trabalho detalhado.
Entre as exigências estão:
- Contratação obrigatória de segurança proporcional ao público estimado;
- Estruturas limitadas a até meio metro de altura, como mesas, iluminação e som;
- Proibição de palcos metálicos, artefatos pirotécnicos e cobrança de ingressos;
- Responsabilidade pela limpeza, reparos, fornecimento de energia e água;
O termo de permissão tem validade de um ano, podendo ser renovado até cinco anos. Em caso de descumprimento das normas, o evento pode ser suspenso ou a permissão revogada.
Comissão e fiscalização
Uma Comissão Municipal, coordenada pela Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo, será responsável por aprovar os pedidos. Fazem parte também representantes das secretarias de Cultura, Segurança, Finanças, Meio Ambiente, Ouvidoria, Prefeituras Regionais e da CET-Santos.
A comissão poderá suspender atividades em caso de eventos públicos prioritários e a CET poderá vetar eventos que comprometam a circulação viária e segurança de pedestres.
‘Café com Prefeito’: canal aberto com a população
A iniciativa ‘Café com Prefeito’ é organizada pela Secretaria de Comunicação e Economia Criativa (Secom) e terá duas edições mensais, com temáticas diversas e participação de moradores e setores da sociedade.
“O café é uma marca da nossa cidade e um pretexto para conversar. Queremos que a população participe, tire dúvidas e apresente sugestões”, explicou a secretária Selley Storino.
A próxima edição poderá ser acompanhada por quem se inscrever no hotsite oficial do programa, ainda a ser divulgado.
Imagem destacada: Prefeito de Santos durante a assinatura do decreto do ‘Happy Centro’, acompanhado de comerciantes do Centro Histórico
Fonte: Prefeitura de Santos