terça-feira, 18 junho, 2024
spot_img
HomeCidadesSão SebastiãoPrefeitura de São Sebastião constrói novas urnas nos Cemitérios de Maresias e...

Prefeitura de São Sebastião constrói novas urnas nos Cemitérios de Maresias e Juquehy

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), começou uma obra de ampliação das gavetas dos Cemitérios de Juquehy e Maresias. Estão sendo construídas 25 urnas perpétuas em Juquehy e 21 em Maresias.

O propósito da ação é atender as necessidades das famílias que perdem seus entes nos bairros. Em Juquehy, estão sendo utilizados 250 blocos de concreto Tipo 10, 10 sacos de cimentos e 3 metros de areia. Já em Maresias, a obra demanda 200 blocos Tipo 10, oito sacos de cimentos e 2 metros de areia.

Atualmente, o município possui sete cemitérios que recebem manutenção de maneira programada. Desse total, são quatro cemitérios ativos: Centro, Maresias, Boiçucanga e Juquehy. Em 2023, foram construídas 100 gavetas e 75 delas já se encontram ocupadas.

O secretário de Serviços Públicos, Gelson Aniceto de Souza, o Tota, conta que os cemitérios do município possuem uma equipe responsável pela conservação, para execução dos serviços de roçada das áreas de gramado, pintura nos jazigos municipais e também de muros e guias.

“O cemitério conta com uma equipe que trabalha constantemente lá dentro, fazendo manutenções, limpeza, além de novas urnas perpétuas que estão sendo construídas. Tanto os cemitérios da Costa Sul quanto o do Centro receberam pintura na parte interna e externa e outros serviços de manutenção”, explicou o secretário.

Os cemitérios do município ficam localizados no Centro (Avenida Antonio Januário do Nascimento, s/n), Portal da Olaria (Avenida Manoel Teixeira, 2889), Toque-Toque Grande (Rua Hilda de Freitas Santos, s/n), Maresias (Avenida Dr. Francisco Loup, s/n), Boiçucanga (Rua Januária s/n), Juquehy (Rua Cipriano João dos Santos, 60), e Barra do Una (Avenida Magno dos Passos Bittencourt, s/n).

Os trabalhos são realizados por funcionários da Regional Maresias e Juquehy. A previsão de término das obras é de cerca de 15 dias.

Normas

Os locais são vistoriados e monitorados ao longo do ano para o combate à dengue e os visitantes devem tomar alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Os vasos devem ter furos para escoamento da água. As flores devem ser depositadas sem o invólucro de plástico celofane, material que favorece o acúmulo de água. Os suportes para os vasos também propiciam o acúmulo de água e devem ser eliminados. O nível de areia dos vasos deve ser mantido até a borda.

Ação

A Prefeitura informa a todos que tenham um ente querido sepultado no Cemitério do Centro da cidade há mais de três anos devem comparecer à administração para que os corpos sejam exumados.

A questão não se refere a pagamento, mas sim ao prazo descrito em lei. A família do falecido tem três anos após o sepultamento para exumar os restos mortais de seu ente. Após isso, os familiares terão que comparecer na administração do cemitério para acompanhar a exumação.

RELATED ARTICLES
Continue to the category

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments