A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria das Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura, enviou mais de 2,2 mil litros de água para a comunidade da Ilha de Vitória nesta quarta-feira (6). A ação conta com o apoio da Congregação Cristã do Brasil e tem enviado periodicamente galões de água para os moradores, sendo essencial para amenizar os efeitos da crise hídrica no local. No início de outubro, outros 2,8 mil litros também foram enviados por meio dessa parceria.
A Ilha de Vitória, localizada a aproximadamente 40 km da ilha principal, é uma das comunidades tradicionais mais distantes e enfrenta grandes problemas relacionados ao acesso à água potável. Para ajudar a solucionar esse desafio, a Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a Sabesp, tem procurado novos locais para a abertura de poços artesianos na ilha, aumentando assim a disponibilidade hídrica.
A Prefeitura também tem garantido o envio quinzenal de 40 galões de água à comunidade, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Inclusão Social, reforçando o compromisso de abastecimento regular da região.
Em setembro deste ano, a Prefeitura instalou duas bombas de água na ilha, facilitando o transporte do líquido do porto até a parte mais alta, onde se encontra a maior concentração de casas. A medida tem sido importante para garantir que todos os moradores tenham acesso de forma mais eficiente.
Além das remessas periódicas, os moradores das Ilhas de Vitória e Búzios também têm a opção de solicitar galões de água gratuitamente na sede da Secretaria das Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura, localizada na Avenida São João, 268, no Perequê.