Em alusão à Semana Estadual de Mobilização Social para o Combate às Arboviroses, a Prefeitura de Guarujá preparou uma programação especial, que acontecerá a partir de segunda-feira (11) até sábado (16). A ação é capitaneada pela equipe de Combate e Controle às Endemias, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
Na segunda-feira (11), cerca de 60 agentes comunitários de saúde e de endemias farão um mutirão no bairro Santa Rosa. Eles irão retirar criadouros e tratar os recipientes que não forem passíveis de remoção, como os ralos, um dos maiores focos para proliferação do mosquito. Os agentes percorrerão 77 quarteirões e estimam vistoriar 2.200 residências. Uma tenda com informativos será montada na Avenida Adhemar de Barros, 3.255 (em frente ao Supermercado Joia), para reforço na conscientização.
Na terça-feira (12), às 8 horas, a equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC) do Combate e Controle às Endemias fará uma roda de conversa na Unidade de Saúde Docinhos, também no Santa Rosa (Avenida Manoel da Cruz Michael, 343). Eles conversarão com os pais, abordando diversos tópicos de prevenção ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica.
Também no dia 12, serão realizados monitoramentos de Brigada, que é um núcleo de prevenção de dengue montado em diversas instituições do Município, capacitado pelo IEC, para executar o trabalho de vistoria dentro destas próprias instituições, e alimentam o sistema do Governo do Estado de São Paulo. O setor de Educação do IEC irá monitorar para analisar se o trabalho está sendo executado corretamente.
Na quarta-feira (13), será feito o monitoramento de pontos estratégicos, em que a equipe conversará com proprietários de estabelecimentos como empresas de reciclagem, ferros-velhos, borracharias, entre outros, sobre combate ao Aedes aegypti, para que tenham mais informações sobre como lidar com criadouros.
Nos dias 14, 15 e 16, serão montadas tendas nos seguintes locais, respectivamente: Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (CAEC) Isabel Ortega de Souza, Terminal Rodoviário Ferry Boat e na Avenida Ademar de Barros,1.660 (em frente ao Vencedor Atacadista). Haverá panfletagem e abordagem aos munícipes, reforçando a conscientização sobre o tema.