Todos os 240 professores da Educação Infantil na rede municipal de ensino de Guarujá acabam de concluir uma jornada de muito aprendizado. Trata-se do Programa Formação de Leitura e Escrita na Educação Infantil (Leei), promovido pela Prefeitura e o Governo Federal desde o mês de maio até o último dia 22. As oficinas de encerramento foram marcadas pela apresentação de 37 projetos pedagógicos.
A Secretaria de Educação de Guarujá (Seduc) aplicou a capacitação em parceria direta com o Ministério da Educação (Mec). Para isso, sete servidoras públicas municipais se comprometeram e aceitaram o desafio de conduzir as turmas durante 20 encontros com reflexões, estudos e troca de experiências.
Durante o período, os docentes tiveram acesso a estratégias inovadoras, além de incentivo para adoção de práticas pedagógicas que priorizam a cultura, literatura, música, dança, arte e, sobretudo, as crianças. Isso porque os pequenos têm muito a contribuir com suas vivências e precisam ser valorizados.
A supervisora de ensino Geoina Gonçalves, que integrou o time de formadoras, destaca que os professores formados já começaram a adotar novas práticas em classe e compartilharam diversos resultados. “Não à toa, nossas turmas apresentaram 37 trabalhos de percurso com soluções para sanar problemas diagnosticados em sala de aula. A percepção que temos é que os educadores estão com o olhar mais sensível e escuta ativa para atuar de forma diferenciada”, comemorou.
Processo desde o nascimento
A Seduc pondera que o processo de leitura e escrita começa antes mesmo da fala, ou seja, desde o nascimento. Por isso, os educadores são estimulados a aumentar a oferta de livros e contação de histórias, bem como adotar estratégias que envolvam cultura, música, dança e arte, tornando a aprendizagem mais lúdica e acessível.
Projeto de Guarujá pode ser referência
Um dos 37 projetos pedagógicos desenvolvidos na rede municipal de Guarujá se destacou como uma das melhores iniciativas e, no momento, passa por análise do “Polo Litoral Leei”, que é responsável pela mediação e avaliação do desempenho das cidades da Baixada Santista na capacitação. Se aprovado, o trabalho se tornará referência para outras regiões.