São Vicente recicla mais de 270 toneladas de papelão, plástico e vidro em 4 meses
Ações da Prefeitura e da cooperativa Rainha da Reciclagem reforçam compromisso com o meio ambiente e fomentam economia circular

Transformar o que era lixo em oportunidade, renda e sustentabilidade tem sido a proposta da Prefeitura de São Vicente, em parceria com a cooperativa Rainha da Reciclagem. Apenas nos quatro primeiros meses de 2025, a cidade destinou mais de 270 toneladas de papelão, plástico e vidro para a cooperativa, que faz a triagem e a comercialização dos resíduos.
No total, a cooperativa já coletou mais de 500 toneladas de materiais recicláveis, abrangendo 26 diferentes tipos de resíduos. A iniciativa reforça a importância da reciclagem como ferramenta de desenvolvimento socioambiental, especialmente com a aproximação do Dia Mundial da Reciclagem, comemorado em 17 de maio.
Coleta seletiva é dever coletivo
Além da coleta porta a porta em condomínios cadastrados e prédios públicos, os munícipes podem entregar os materiais diretamente na sede da cooperativa (Rua Irmã Maria Rita de Souza Brito Lopes, 480 – Conjunto Residencial Humaitá) ou em um dos três ecopontos municipais:
- Jardim Rio Branco – Av. Ulisses Guimarães, 211
- Vila Voturuá – Av. Juiz de Fora, 48
- Cidade Náutica – Av. Paulo Hourneaux de Moura, 101
Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h; aos sábados, das 8h às 12h.
Operação noturna e novas metas
Segundo Mario Bueno, secretário adjunto da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e coordenador do Projeto Coop Clima São Vicente, o município já iniciou uma operação noturna no Centro para ampliar a coleta seletiva no setor lojista, com boas expectativas de crescimento.
“É de extrema importância que toda a população se engaje nesta ação. Já temos uma consistência interessante, mas esperamos fazer cada vez mais. A responsabilidade é de todos – do gerador ao consumidor. Juntos, podemos construir um planeta sustentável e um futuro verde”, enfatizou.
A Prefeitura de São Vicente reforça que o sucesso da coleta seletiva depende da participação ativa dos moradores, com a separação correta dos materiais recicláveis e o descarte nos dias e locais indicados.
Fonte: Prefeitura de São Vicente
Imagem destacada: Cooperativa realiza triagem de resíduos recicláveis coletados na cidade