Tecnologia contra crimes ambientais: Praia Grande concorre ao 1º Prêmio Brasil MAIS
Município é destaque nacional pelo uso de satélites no monitoramento de invasões e proteção ambiental

Guarda Ambiental utiliza sistema com dados de 180 satélites para preservar áreas da cidade
A cidade de Praia Grande é finalista no 1º Prêmio Brasil MAIS, promovido pelo Programa Brasil MAIS, que reconhece histórias de impacto positivo à sociedade por meio do uso de tecnologia em instituições públicas. O município concorre na Categoria Geral – Instituições Municipais, com foco nas ações de segurança pública e proteção ambiental.
Desde 2021, Praia Grande foi a primeira cidade da região a aderir ao programa e se tornou referência nacional no uso de dados georreferenciados via satélite para monitorar invasões e combater crimes ambientais. A atuação é realizada pela Guarda Ambiental da GCM, em conjunto com a Guarda Costeira, e tem contribuído para o trabalho do Setor de Proteção Ambiental (Sepam).
Monitoramento em tempo real com precisão geográfica
O Programa Brasil MAIS monitora diariamente mais de 8,6 milhões de km² do território brasileiro e áreas costeiras, incluindo vegetação nativa, florestas, rios, queimadas, poluição e uso do solo urbano. Com acesso a dados fornecidos por 180 satélites, a equipe de Praia Grande consegue agir com mais assertividade e agilidade, prevenindo e combatendo invasões em áreas protegidas.
“O trabalho que a Administração Municipal vem realizando tem sido um diferencial. Já participamos de outros eventos do programa e tivemos ótima receptividade”, destaca Fábio Barbatano Marques, inspetor-chefe do Sepam.
Reconhecimento nacional
A divulgação dos finalistas será no próximo dia 19 de maio. A premiação ocorrerá durante o Encontro Nacional de Usuários da RedeMAIS 2025, nos dias 10 e 11 de junho, em Brasília.
Além do combate a crimes ambientais, o uso do sistema tem ampliado a capacidade da cidade em planejamento urbano e gestão de áreas de risco ambiental, promovendo uma atuação mais integrada e eficaz da administração pública.
Fonte: Prefeitura de Praia Grande / GCM / Programa Brasil MAIS
Imagem: Reprodução